segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

As práticas de consumo da sociedade atual e a relação negativa com o meio ambiente.


    
por Lisa Alves


     A partir da Revolução Industrial e com o surgimento de uma economia capitalista a sociedade global passou a ser doutrinada por uma lógica irreversível de mercado “consumo, logo existo” e a prática dessa doutrina tornou-se incontrolável e nociva ao meio ambiente. A ausência de uma educação ambiental desde o inicio do século XX também propiciou o que atualmente tem-se mais discutido em todas as esferas da sociedade: os impactos ambientais causados pelo modo de consumo dos seres humanos. 
         Nunca se consumiu tanto quanto hoje e nunca se substituiu tanto um produto pelo outro. A indústria juntamente com a publicidade vende ao consumidor um falso bem estar adquirido com a posse de um novo produto que muitas vezes só se diferencia do produto anterior por mínimos detalhes que serão também superados futuramente por uma nova  série  eis a prática da obsolescência programada.
          Durante muito tempo houve uma certeza relacionada à eternidade de nossos recursos naturais e um otimismo irracional de que o planeta poderia ser uma grande fábrica capaz de produzir qualquer sonho em forma de produto. Contudo, há pouco tempo diagnosticaram-se as feridas que essas crenças causaram a Terra e os prognósticos começaram a surgir.  O planeta não suportará nossos hábitos de consumo. Empresas começaram a mudar praticando o chamado mercado verde: recicláveis, reciclados, sem poluentes e com menos danos ambientais em sua cadeia de produção. No entanto os maiores produtores globais como China e Estados Unidos estão fora dessa mudança ligada à sustentabilidade ambiental e ironicamente são os maiores incentivadores mundiais do consumo de seus produtos. 
     Noam Chomsky (lingüista, filósofo e ativista político estadunidense) comentou na Universidade de Pequim em agosto de 2010, na palestra intitulada Contours of World Order: Continuities and Changes (Contornos da Ordem Mundial: continuidades e mudanças), que a China retirou milhões de pessoas da pobreza, no entanto, os custos, tais como a degradação ambiental, são elevados, o que irá comprometer seriamente as gerações futuras. Lembrou a platéia que em O Capital, Marx já alertava que o capitalismo representaria não só a exploração até o total esgotamento da força do trabalho, como também o próprio esgotamento da natureza.
A grande arma a favor de um mundo com práticas de consumo que não comprometam ainda mais o meio ambiente é a educação ambiental. E esta por sua vez cria uma oposição ferrenha ao lucro das potencias mundiais que doutrinam as sociedades atuais a substituírem desnecessariamente seus produtos, como faz os Estados Unidos da América propagandeando seu modelo de sociedade com o intuito de estimular o consumo dos países subdesenvolvidos e estes caírem na emboscada do consumismo e do descarte, vivendo para trabalhar e consumir os produtos industrializados que só enriquecem cada vez mais uma minoria enquanto mantém a maioria da população mundial em uma situação de escravidão pelo consumo. 
Diminuir o consumo é um desafio que o mundo deverá encarar, levando em consideração que fazemos parte de uma geração que se auto-afirma através dos bens que possui e também através da capacidade que cada um tem para adquirir cada vez mais produtos. O desafio é uma besta de sete bilhões de cabeças, bem maior que qualquer quimera apocalíptica e capaz de destruir nosso planeta em um piscar de gerações.

6 comentários:

  1. OLÁ LISA.

    SOU SEU MAIS NOVO NOVO SEGUIDOR.

    ESTA CHAVE QUE DEIXO AQUI ENTRE OS SEUS SEGUIDORES, CERTAMENTE, ABRIRÁ TODAS AS PORTAS PARA VOCÊ EM 2011.

    TORÇO, SINCERAMENTE POR ISTO.


    QUANTO AO SEU TEXTO, SÓ PRCISAMOS TOMAR CUIDADO PARA QUE EM NOME DA NECESSÁRIA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, NÃO SEJA CRIADA PELA NAÇÕES "DONAS" DO MUNDO, MAIS UM FATOR DE IMPEDIMENTO PARA QUE AS NAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO, ALCANCEM O MESMO ESTÁGIO DE BEM ESTAR SOCIAL, QUE ELAS.

    ESTOU CONVIDANDO VOCÊ PARA QUE VISITE MEU BLOG DE HUMOR: "HUMOR EM TEXTO".

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É : "AH, MULHERES DE SAIA!"

    ESPERO QUE VOCÊ PARTICIPE E DÊ SUA OPINIÃO.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, fico grata pela visita ao Metamorfose e seu comentário!

    Quanto ao cuidado com a preservação ambiental as Nações "Donas" do Mundo já fizeram o favor de tornar nossa terra uma das roças do mundo, não podemos esquecer que hoje somos uma das nações ricas em pecuaria e agricultura extensiva, grande causadora de impactos ambientais e desertificação do solo. Abastecemos o mercado deles com a carne de nosso gado e com uma alimentação variada e enquanto isso nosso povo ainda precisa do "Bolsa Família".

    Grata pela visita e irei conhecer seu espaço.


    abraços


    Lisa

    ResponderExcluir
  3. Fala Lisa. O Cássio está bem em Barra Velha, estivemos lá.
    obrigado pela passagem

    ResponderExcluir
  4. " Durante muito tempo houve uma certeza relacionada à eternidade de nossos recursos renováveis e que o planeta poderia ser uma grande fábrica capaz de produzir qualquer sonho em forma de produto."
    vivo em santo amaro-ba, a cidade mais poluída do mundo por metais como chumbo, então sei muito dessa tragédia toda, a 30 anos segundo a sec de saúde do estado santo amaro tem os maiores índeces de pessoas com câncer do estado, por causa da contaminação, Caetano velos que nasceu aqui Definiu tudo um uma frese: o horror de um progresso vazio

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO QUE SER CONSUMIDOR ATIVISTA É ÓTIMO PORQUE POSSO FAZER IMENSAS COMPRAS E GASTAR POUCO DINHEIRO OBRIGADA PELOS CONSELHOS ((:
    THANKS!!!!!!

    ResponderExcluir

Registre sua metamorfose